13 de agosto de 2014

FORMIGANDO PELA LINDA PARIS

Começo dizendo: finalmente comecei a conhecer esse velho mundo!
Foram dias incríveis, tanto em Paris quanto na Croácia, agora Manchester não tenho muito a dizer, foi apenas OK. Mas uma coisa eu tenho certeza, arrasamos nesse roteiro. Paris, ok, sempre foi um sonho, mas Croácia? Por que eu nunca tinha pensado em ir a esse país? Por que nunca ninguém do meu círculo de amizade e conhecidos falou desse lugar mágico de Deus?

Voamos pela Ryanair, uma companhia aérea muito barata daqui da Europa, e o aeroporto não era em Paris, ou seja, paramos no PQP e pegamos um ônibus de uma hora e pouco pra Paris. Quando chegamos, fomos procurar um taxi pra ir até o hotel, e foi ai que conhecemos o primeiro Nigeriano da cidade. Mas ele não falava Inglês, e começamos a pensar que talvez todo mundo tivesse razão. Ninguém nessa bodega de cidade fala inglês. Estamos ferrados.




O hotel era um “Hotel Transilvânia”. Achar acomodação barata no centro de Paris é uma coisa quase impossível. Conseguimos um hotelzinho no centro por 27,00 euros a noite, e isso porque procuramos muito um lugar barato. A localização era ótima. Muito perto de uma estação de metrô, e do lado de vários barzinhos bacanas (descobrimos isso no último dia), inclusive o Moulin Rouge. Mas o hotel era muito sinistro. O quarto era no quinto andar e não tinha elevador. Tinha banheiro no quarto, mas só com chuveiro, a privada era fora e tinha que dividir com os outros quartos. Ahhh e o chuveiro não era chuveiro, era uma duchinha, ou seja, ou você se molhava, ou você segurava o shampoo. Um dia minha amiga estava tomando banho e eu esperando do lado de fora, quando senti água bater no meu pé, a gênia soltou a duchinha e alagou o banheiro e o quarto.

Sem contar que o colchão tinha um cheiro de tsukemono (nabo amarelo). Definitivamente não foi nossa melhor acomodação da trip.
No dia seguinte, tentamos acordar cedo (tentamos), mas cedo é muito relativo, o que é cedo pra uns, é tarde pra outros, e assim vai.. O roteiro do dia estava extenso, era Arco do Triunfo, Champs Elysée, Place de la Concorde, Jardim de Les Tulleries, Pont Alexandre III,  Trocadeiro e Torre Eiffel. Uufa, conseguimos tudo! Mas ralamos. Andamos tanto, que na minha cabeça andamos uns 35 kilometros, sem brincadeira. Resolvemos fazer tudo a pé e com o subway. Falam que pegar o boat é uma experiência única e maravilhosa, mas nosso orçamento tava apertado então resolvemos curtir a cidade andando. A Champs Elysée é linda, como pensei que seria. Uma avenida enorme com as mais diversas lojas de marcas. Eu rezei pra cair dinheiro do céu e eu ficar rica momentaneamente para poder entrar em todas as lojas e MORRER de comprar. Mas isso não aconteceu. Não entrei em nenhuma loja, não comprei nada, passei direto, nem entrei na MAC, mas a vida é feita de escolhas e foi isso que eu escolhi. Prosseguindo com o roteiro, o caminho até o Jardim de Les Tulleries é imperdível! É lindo, verde, limpo, se você for pra Paris, é um lugar que recomendo. Sentar lá e tomar um solzinho com aquele bando de Nigeriano te vendendo até a mãe, é impagável. Uma super dica é: não compre chaveiros de torrinhas nas banquinhas. Parecem baratas, mas se você andar mais um pouquinho, vai trombar com um Nigeriano e as que eles vendem é MUITO mais barata. Comprei várias, mas queria ter comprado mais, muito mais.
Depois fomos caminhando até a Pont Alexandre III (uma ponte lindíssima) para tirar algumas fotos e matar o tempo para não chegar tão cedo na Torre, o destino final. Chegamos na Torre no finalzinho da tarde morrendo de fome. Outra dica: Quer economizar e não pagar 1 milhão num lanchinho em frente a Torre? Simples, leve um lanchinho.
Não levamos e tivemos que pagar uma fortuna num cachorro quente enorme de pão e salsicha. Mas valeu a pena porque rendeu várias fotos bonitas. Ficamos lá até o finzinho da tarde e subimos (puta que pariu que coisa alta). Fomos lá em cima, tiramos várias fotos, compramos lembrancinhas de lá, porque ir na Torre e não comprar nada é muito errado. E eu como a legítima Rainha dos Souvenires, fiz a festa. Foi emocionante. Tudo é incrível, a arquitetura, a quantidade de turista, as pessoas tomando champanhe, as fotos tiradas lá de cima, tudo....

Não conseguimos ver o pôr do sol lá de cima, mas ver lá de baixo, no Trocadeiro é bem bonito tbm. Mas cuidado com os ratos. Compre vinho e queijo, mas fique de olho nos ratos.







No segundo dia, acordamos cedo novamente (umas 11h), tomamos um café top e fomos pro Louvre, ver quem? A queridíssima Mona.
Chegamos lá, descobrimos que quem é menor de 25 anos e mora na Europa não precisava pagar a entrada, ou seja, arrasei, economizei uns 18,00 euros. Entramos no museu, vimos várias coisas interessantes, mas tem um grande porém. Eu não sou muito fã desse tipo de arte, na verdade não é que não sou fã, é que não entendo muito. Esse foi o problema, só sabíamos que tínhamos que visitar a Monalisa, e o resto? Esquecemos de fazer aquele pré estudo sabe!? Então, procuramos a exposição principal, vimos a Monalisa, curtimos uns quadros bonitos e umas esculturas peladas, encontrei uma escultura bonita de um beijo, que mais tarde descobri ser importante também, e me esqueci de uma escultura muito importante, o Davi. Mesmo olhando só um pavilhão, ficamos quase 3h horas lá. Ou seja, se você é um entendido e apreciador de arte, separe um dia todo pra ficar no museu, porque é enorme e incrível. Mas sabe o que é mais incrível? As fotos que tiramos lá de fora. Me senti dentro de um filme, foi maravilhoso.
Depois fomos caminhando, passamos pela ponte linda dos cadeados, e por outros lugares, até chegar na igreja Notre Dame. PQP, achei essa igreja LINDA. Enorme, cheia de detalhes, uma coisa emocionante. Entramos no meio de uma missa, foi bem real e bonito. Seguimos por alguns outros pontos, como Georges Pompidou, Hotel de Ville até chegar na Praça das Vogues. Muito bonita, mas ficamos pouco tempo, porque estávamos cansados e queríamos nos preparar pra abertura da copa.
Assistimos a copa no mesmo barzinho que tínhamos tomado café. Os funcionários eram ótimos e tinha um telão. Foi meio triste porque estávamos no meio de vários Franceses torcendo pela vitória Croata (nosso próximo destino). E quando o Brazil fez gol foi lindo. Morremos de gritar, e aqueles Franceses em silencio. No fim, o garçom trouxe uma conta de 999,00 euros, um fanfarrão.








Terceiro dia, o roteiro era: Versalhes, Jardim do Luxemburgo, Opera Garnier, Igreja la Madeleine, Place Vendome e Palais Royal. Mas pela primeira vez não conseguimos terminar o que estava no nosso roteiro. Fomos só pra Versalhes, porque quando chegamos no Jardim do Luxemburgo, estava fechado. Dica: Chegue cedo. Ele fecha!
Chegamos cedo lá em Versalhes. O Palácio é enorme. ENORME! E estava muito quente, um puta sol, ou seja, fotos com iluminação perfeita. Foi um dia que cansamos de andar. Deus uns 100 kilometros de caminhada. Rsrs. Compramos o pacote completo, que inclui o Palácio principal, o jardim e o outro palácio. Estava LOTADO, e tinha muitos ditianzinhos e batianzinhas (que saudade dos meus), coisinha mais fofa do mundo. O Palácio é bem bonito, valeu a pena por tudo. Pela história. Mas quando chegamos no Jardim era meio tarde, e tivemos que andar muito pra chegar no segundo Palácio. Quando chegamos estava fechado. Mas ele era pequeno, então nem nos importamos. Fomos embora quase anoitecendo. Vimos uma mulher cantando Michel Teló no metro. Foi bem engraçado, porque era com aquele sotaquezinho Frances.
Quando chegamos perto do hotel, resolvemos comer o famoso Crepe (huuuuum que trem recheado) em uma barraquinha de um cara muito simpático. Do nada não me para uma francesa e começa a falar da copa, e de como tem crianças morrendo no Brasil, não sei o que de gente sendo assassinada, e não sei o que do Lula... Louquinhaaaa.






No último dia descobrimos que estávamos quase do lado do Moulin Rouge. Tiramos algumas fotos e partimos pro destino final que era a Basilica Sacre Coeur. Quando chegamos lá tudo me pareceu muito alto, muitas escadas, desistimos de subir. Tiramos fotos e pegamos o metro até o ônibus que iria nos levar até o aeroporto para esperar o Voo pra Pula.
Achei Paris linda. Charmosa. Encantadora. Lotada de Nigerianos. Recomento e Recomendo.



Quantos dias: 4 dias
Orçamento pra Paris: 363,30 euros (SEM passagens)
Total gastos: 357,00 euros (COM MUITOS souvenires)
Diversão: MUITAAA
Valeu a pena: Com toda certeza do MUNDO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário